quinta-feira, 4 de abril de 2013

Geografia do Rio Grande do Sul


O Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do país, é o maior e o mais populoso estado da região Sul. Tem como limites Santa Catarina ao norte, o Oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste. É o quarto estado mais rico do país, superado apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É também o quinto mais populoso e o terceiro no que diz respeito ao IDH (índice de desenvolvimento humano).

Economia do RS

            Sua economia baseia-se na agricultura, pecuária e indústria (alimentícia, têxtil, couro e calçados, madeireira, metalúrgica e química). Além disso, o Rio Grande do Sul possui diversas opções de turismo. As praias do litoral norte, como Capão da Canoa, Tramandaí e Torres são as mais conhecidas no estado. As regiões serranas também atraem milhares de turistas, principalmente no inverno e no verão. As cidades de Gramado e Canela são famosas pelas decorações que realizam nas festas natalinas. 

 O relevo do RS

O Rio Grande do Sul apresenta 5 principais unidades de relevo, cada uma com características próprias. Por não se encontrar na área de alcance do choque das placas tectônicas nosso estado, assim como o Brasil, não sofre manifestações significativas em seu relevo, com altitudes não muito altas que vem sendo rebaixadas pela erosão.
  
O território do estado é formado por rochas magmáticas, sedimentares e cristalinas.
 Durante a Pré-História, ocorreram vários fenômenos físicos que foram adaptando as formas de relevo do Rio Grande do Sul, formando, hoje, unidades de relevo diferentes com variadas altitudes, rochas e formas.

Mapa do relevo do RS.

 As principais unidades de relevo do RS são:
 
 1.   Campanha
Fazenda de arroz na Campanha.

 A região da campanha, também conhecido como pampa gaúcho se caracteriza por elevações suaves e alongadas, as coxilhas.
  • Nesta região é praticada a pecuária, ou seja, o cultivo do gado.
  • O solo é desertificado em algumas partes da Campanha devido ao abuso de máquinas agrícolas, adubos químicos e pisoteio do gado.
  • Cultivo de arroz é predominante na região.
 Algumas cidades da Campanha são Alegrete, São Borja e Uruguaiana.


2.   Planície Litorânea

Torres, uma das praias mais famosas do estado.
  Na fronteira leste do RS está o Oceano Atlântico, onde se localizam as praias do estado como Torres e Capão da Canoa.
  • Caracterizada por suas praias, que atraem milhares de turistas todos os anos.
  • Existem diversas lagoas no interior da Planície Litorânea, algumas delas chamadas de Lagunas por escoarem diretamente para o mar, como a Laguna dos Patos, a maior do Brasil. Na planície Litorânea se encontram também as lagoas Mirim e Mangueira.
  • Os solos da região são arenosos, impossibilitando o cultivo agrícola. Entretanto, graças ao uso de fertilizantes o cultivo de cebola se tornou possível em São José do Norte.

3.   Depressão Central


Entre os planaltos sul e norte-rio-grandenses está a Depressão Central, parte menos elevada do estado.

  • Formada por rochas sedimentares.
  • Nela se localiza o Rio Jacuí, o mais importante do estado.
  • Alguns minerais encontrados na região são o calcário, o xisto e o carvão mineral.
 Nesta região está localizada a capital do estado, Porto Alegre (foto abaixo), e cidades como Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Canoas e Venâncio Aires.